Publicado em 28/10/2024
Abilio Brunini é eleito prefeito de Cuiabá no segundo turno
A campanha vitoriosa ganhou destaque pela presença do ex-presidente, Jair Bolsonaro
Politica
Abilio Brunini é eleito prefeito de Cuiabá no segundo turno

Com 171.324 mil votos, Abílio Brunini (PL) foi eleito prefeito de Cuiabá, neste domingo (27), derrotando Lúdio Cabral (PT) em uma disputa acirrada que refletiu o clima político polarizado nacionalmente na capital de Mato Grosso. Ele obteve 53,80% dos votos válidos. O petista teve 147.127 mil votos, o que representa 46,20%.

Com uma campanha marcada por polêmicas e estratégias ousadas, Brunini reverteu a derrota que sofreu em 2020 contra o atual prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), quando terminou o primeiro turno em primeiro, mas sofreu o revés no segundo turno.

A campanha de Brunini ganhou destaque pela presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, embora inelegível, apoiou o candidato em eventos públicos duas vezes em Cuiabá e nas redes sociais. Além disso, no segundo turno conseguiu o apoio do governador Mauro Mendes (UB) que na primeira etapa apoio o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (UB).

Abilio, que já havia exercido mandato como vereador e atualmente é deputado federal, apostou em promessas de modernização da gestão municipal e num discurso de combate à corrupção, atraindo a atenção de eleitores insatisfeitos com a administração atual.

A atual gestão de Emanuel Pinheiro é marcada por 23 operações policiais sendo 18 na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até o momento. Com a vitória, Brunini agora enfrenta o desafio de unir a cidade além de tentar resolver o problema do caos na saúde.

Durante a campanha de Lúdio Cabral, o petista tentou se distanciar de seu partido o máximo que pôde, parando de usar o vermelho e a estrela no peito. Ele tentou consolidar sua base com promessas voltadas para a inclusão social e a melhoria dos serviços públicos. No segundo turno ainda foi acusado de ter recebido o apoio "às escondidas" de Emanuel Pinheiro.


Fonte: power mix
Texto: Brenda Closs/Folhamax
Fotos: Reprodução
Todos os direitos reservados Colider Noticias